Boas práticas no mercado de Glazing

fita adesiva

Mercado das fachadas conhecidas como “pele de vidro”, o Glazing oferece aos edifícios a possibilidade de se construir uma estrutura inteiramente envidraçada que reflete o ambiente externo. 

Desde a década de 90, estas estruturas são fixadas através de um sistema de colagem realizado por meio de fitas adesivas dupla-face de alta performance que tornam a moldura do vidro, composta em sua maioria por alumínio, completamente invisível. 

A combinação arquitetônica destes projetos tem como objetivo não só obter um resultado visualmente agradável, mas também prático e sustentável, já que a fachada de vidro viabiliza o uso da luz natural no interior dos prédios.

Embora costumeiramente idealizado antes da construção dos edifícios — ou de residências que, mesmo em menor número, também recorrem às fachadas de vidro —, o projeto envolvendo o Glazing também pode ser realizado em uma reforma, garantindo a valorização do imóvel em até 20%. 

Suas características fizeram dele uma alternativa arquitetônica bastante atrativa, frequentemente utilizada por arquitetos. 

Boas práticas

A evolução na forma de fixar o vidro à fachada trouxe mais eficiência e beleza aos projetos. Isso porque antes, uma etapa a mais era necessária: antes de ser instalado, o vidro precisava ser encaixilhado na moldura. Essa, por sua vez, permanecia exposta, visível na fachada, havendo uma perda no aspecto visual. 

Com a técnica de colagem, o processo de instalação foi otimizado e obteve-se um ganho em relação à beleza da fachada, que ganhou mais leveza. 

Junto dos benefícios, porém, vieram as responsabilidades — plenamente atendidas através de boas práticas a serem executadas no projeto. 

A primeira delas está relacionada à técnica e ao profissionalismo. Sem ambos, não é possível executar o projeto de maneira adequada, podendo haver falhas e transtornos posteriores. Ter uma equipe treinada é primordial. 

Também é necessário realizar um planejamento para alinhar as possibilidades arquitetônicas com as expectativas e o orçamento do cliente. Nessa soma, é importante incluir também a compatibilidade com as normas técnicas. 

Outras questões importantes podem ser destacadas, dentre elas: o uso de materiais de qualidade; um projeto de edificação com objetivos claros; e o cuidado no transporte dos materiais.

O atendimento a estes requisitos é primordial para garantir a eficácia e a durabilidade do projeto e para prevenir patologias nas fachadas envidraçadas. 

Fitas adesivas Saint-Gobain 

A Saint-Gobain Tape Solutions está à frente do desenvolvimento de soluções de alta performance para o mercado de Glazing, com a fabricação de fitas adesivas acrílicas. 

De fácil aplicação, as fitas adesivas dupla-face possuem resistência às intempéries e a baixas e altas temperaturas, o que lhes confere excelente durabilidade e fixação excepcional.

Fabricadas após anos de testes e pesquisas, as fitas adesivas Saint-Gobain correspondem às demandas do mercado de Glazing ao mesmo tempo em que atendem aos desafios de combate às mudanças climáticas.

Para iniciar seu projeto com a Saint-Gobain Tape Solutions ou tirar dúvidas sobre as fitas adesivas, entre em contato pelo e-mail sgcp.vendas.foams@saint-gobain.com.

Veja também