Saint-Gobain Tape Solutions inicia plano para zerar aterro para resíduos do processo produtivo

sustentabilidade

A atividade industrial gera resíduos que impactam negativamente o meio ambiente quando não existe uma preocupação em relação à destinação adequada. 

Ciente da responsabilidade que tem em mãos, a Saint-Gobain Tape Solutions passou a se dedicar ainda mais ao estudo de alternativas sustentáveis para o processo produtivo que fossem além do que já estava sendo feito pelo negócio.

O objetivo

A partir da adoção de uma postura ambientalmente responsável, entendemos a necessidade de mapear as melhores práticas para a destinação de resíduos, mantendo-as em total conformidade com as diretrizes globais de sustentabilidade. A dedicação de nossos especialistas à pauta ambiental resultou em um plano para zerar o aterro para resíduos do processo produtivo.

Para que nosso projeto pudesse se concretizar, buscamos empresas parceiras que trazem as melhores práticas para o tratamento de resíduos. Com essas parcerias, alcançamos eficácia no reaproveitamento de 73% de nossos resíduos no ano de 2021, mas estamos explorando a possibilidade de ir além.

Desafios

Desde que iniciamos nossa trajetória em defesa da sustentabilidade, enfrentamos vários desafios e o maior deles foi encontrar a destinação adequada para os resíduos impregnados com cola. Até então, esses resíduos eram destinados ao aterro sanitário, porém, esse nunca foi o desejo da Saint-Gobain e, por isso, realizamos diversos estudos para encontrar novas soluções. Chegamos então à alternativa de reaproveitamento energético através do coprocessamento destes materiais, processo que funciona da seguinte forma:

O resíduo é enviado para uma blendagem, que consiste em um processo que faz um mix de vários resíduos com poder calorífico, e que passa por um processo de queima para gerar energia (calor) para fornos de cimenteiras.

Com isso, a Saint-Gobain Tape Solutions espera minimizar os impactos de sua atividade sobre o meio ambiente, promovendo a redução, o reaproveitamento e a reciclagem dos resíduos industriais.

Veja também