Fita adesiva acrílica: o que é e para que serve?

fitas adesivas acrílicas

Utilizada por diferentes segmentos da indústria, a fita adesiva acrílica é um produto desenvolvido para a fixação de diversas estruturas. 

Sua matéria-prima é um polímero sintético opticamente transparente, de fácil processamento e bastante versátil. 

Características

Uma das principais características da fita adesiva acrílica é a capacidade superior de adesão às superfícies de alta energia nas quais são fixadas, garantindo eficiência e segurança às aplicações. 

Quando aplicada em estruturas de ACM e Glazing, garante alta durabilidade aos projetos.

Dentre as vantagens desse produto, pode-se destacar ainda as propriedades viscoelásticas que dissipam tensões no adesivo e aumentam seu desempenho. 

As fitas adesivas acrílicas também oferecem o benefício de serem dupla-face e terem resistência química superior, além de terem suporte a intempéries e a altas e baixas temperaturas.

Versatilidade nas aplicações

As fitas adesivas acrílicas atendem às necessidades de diferentes mercados. Isso se dá pela sua versatilidade, que lhes permite corresponder às exigências de clientes distintos. 

No mercado aeroespacial, são utilizadas para fixar partes das asas das aeronaves, aumentando a segurança em conjunto com a fixação mecânica. Realizado de maneira limpa e rápida, o trabalho de fixação através das fitas adesivas evita barulhos provenientes da vibração e proporciona excelente vedação. 

Veículos automotores e sistemistas também são beneficiados pelo uso das fitas acrílicas, com aplicações desenvolvidas de acordo com o projeto do cliente para lanternas, forrações, perfis de borracha, emblemas, frisos, entre outros — todos em conformidade com normas e exigências específicas do setor automotivo. 

Para o mercado de comunicação visual, as fitas adesivas são de grande utilidade para a fixação de banners, peças de acrílico, displays, placas de sinalização e fachadas, além de serem destinadas à fabricação de produtos para PDV, tais como Wobbler, displays de mesa, take one, precificadores, réguas de gôndola, perfis diversos, etc.

As fitas adesivas dupla-face de ACM e Glazing são os destaques para os mercados de Habitat e Fachadas.

As fitas adesivas são destinadas ainda aos mercados eletroeletrônico, gráfico, de encarroçadores, de higiene e limpeza, de linha branca, moveleiro, de sinalização viária e de vidros.

Soluções inovadoras

O primeiro passo ao adquirir fitas adesivas acrílicas para um projeto é entender que a qualidade do produto está diretamente ligada a sua fase de desenvolvimento. 

Daí a importância de adquirir fitas fabricadas por empresas que detêm expertise e experiência nesse mercado, como é o caso da Saint-Gobain Tape Solutions.

Anos de testes e pesquisas respaldam a qualidade de nossos produtos e nos garantem credibilidade no mercado. Nossas fitas atendem às exigências normativas e às expectativas do público consumidor, tendo sido desenvolvidas por uma equipe especializada com conhecimento técnico e experiência no setor. 

As fitas adesivas dupla-face Saint-Gobain Norbond® são referência em performance e segurança, e para cada aplicação, existe uma fita ideal, desenvolvida de acordo com as necessidades da aplicação e dos usuários. 

Contando com portfólio de soluções únicas disponíveis no mercado, e também oferecendo diversas possibilidades de personalização e co-desenvolvimento, as fitas dupla-face Saint-Gobain Norbond® são a opção ideal, mais segura e sustentável para sua aplicação!

Para solicitar um orçamento sem compromisso ou saber mais sobre nossos produtos, entre em contato conosco através do e-mail sgcp.vendas.foams@saint-gobain.com.

Veja também